fbpx

Branding e Rebranding: Estratégias essenciais para alavancar a tua marca

Branding e Rebranding

Partilhar:

Mergulha no mundo do branding e descobre porque o rebranding é a chave para manteres a tua marca relevante e dinâmica. Não fiques para trás, explora connosco como essas estratégias podem e vão impulsionar o teu negócio!

O que é branding e qual a importância para a tua marca?

Normalmente quando se fala neste conceito associamos ao logotipo, nome, lettering e cores, mas vai muito para além destes elementos. Branding é o processo de criar uma identidade única e reconhecível para uma marca. Isto é, a definição da visão, missão, valores, bem como o posicionamento no mercado e ainda como esta é percebida pelos consumidores.

O objetivo do branding passa por criar conexões emocionais com o público alvo, de forma a estabelecer confiança, lealdade e a criar uma diferenciação entre a tua e as outras marcas. Para atingir este objetivo é necessário manter a consistência a nível visual e escrito, bem como nas campanhas de marketing e ainda na experiência oferecida aos clientes. O branding cria valor a longo prazo para a tua marca, através da perceção e da reputação, influenciando as decisões de compra dos consumidores.

Para ajudar a fazer o teu branding começa por te perguntar qual é a visão, missão e valores do teu negócio – o que queres fazer/onde queres estar daqui a 5/10 anos, como pretendes atingir esse objetivo, bem como os valores que te guiam.

Rebranding: a importância da evolução da tua marca

O conceito de rebranding está relacionado diretamente com o branding, quase como se fosse um update, uma evolução do mesmo, pois é um ajuste ou uma alteração total da forma como a empresa se posiciona no mercado e com o seu público.

O rebranding vai desde a mudança da identidade visual, à alteração da visão, missão e valores, à assunção de um novo tom/voz, o melhoramento de processos, novos produtos, nova forma de vender e de atender e, ainda, novos parâmetros de qualidade. Claro que para fazeres o rebranding da tua marca, não tens necessariamente de restruturar todos estes tópicos. Aliás, o reposicionamento da tua empresa deve ser feito com base em ideias, estudos e análises relevantes e ser feito apenas se for pertinente para o crescimento da tua marca.

O objetivo principal do rebranding é realinhar a tua marca com as necessidades e expetativas do teu público alvo, permitindo que ela permaneça relevante e competitiva num cenário em constante mudança.

Por vezes não nos apercebemos da evolução das marcas e instituições, mas é comum estas mudarem! Principalmente nos últimos anos, vimos grandes marcas a passar por processos de rebranding. Como é o caso da Renault e do Burguer King que mudaram o seu logotipo em 2021 ou até mesmo do McDonald’s que sofreu um rebranding mais profundo numa tentativa de melhorar a sua reputação, tendo alterado todo o seu esquema de cores, adicionado novos produtos e assim alteraram o seu foco, numa tentaiva de demonstrar que são mais do que um restaurante de fast food não saudável. Podemos até analisar a mudança de identidade visual da República Portuguesa, que era conhecida por ser uma adaptação quase literal da bandeira. Este logotipo acabou por sofrer enormes alterações estruturais, perdendo elementos que lhe traziam alguma complexidade e faziam com que a eficácia no ecrã fosse menor, comprometendo a sua utilização em pequenos formatos. Este rebranding resolveu esses problemas, tornando-o mais dinâmico e sem perder os símbolos nacionais. Para além da imagem visual, é importante perceber que ainda foi criada uma tipografia oficial e única.

Se eles fizeram um rebranding e conseguiram tornar-se ainda melhores, porque não pensas em fazer o mesmo com a tua marca?

Agenda já uma reunião e vem perceber como podemos potencializar o teu negócio!