Não há dúvida que a melhor maneira de destacares a tua empresa é dando aos consumidores o que eles querem! Atualmente isso passa por uma abordagem humana. É aqui que entra a estratégia de marketing H2H, isto é, human to human, através da prática da aproximação da marca com o cliente.
O H2H surge como resposta eficaz à necessidade das empresas encontrarem formas de se conectarem com os seus públicos alvo pois estes cada vez mais procuram relações autenticas e empáticas. Neste tipo de estratégia não se trata apenas de negócios para consumidores (B2C), nem de transmitir mensagens, mas sim de estabelecer conexões humanas e genuínas, bem como de provocar conversas interativas no mundo digital.
Para quê usar uma estratégia Human to Human (Marketing H2H)?
O objetivo passa por não ver o cliente como um mercado e sim como pessoa única pois é esse tratamento que ele procura. Assim, é possível fidelizar o consumidor de forma mais duradoura. Imagina desta forma: se fores a uma loja onde os funcionários te tratem com simpatia, mas apenas como mais um cliente, voltas lá? Se calhar até voltas por necessidade. Então e se fores a uma loja exatamente igual onde te tratem de forma mais pessoal e personalizada? Nesse caso já voltas porque foste bem tratado e querias, existindo ou não necessidade.
Posto isto é preciso entender as emoções, sentimentos e necessidades do consumidor através da utilização de uma comunicação afetiva e empática. Segundo um estudo realizado por Bryan Kramer – CEO de uma agência de marketing americana – as pessoas querem fazer parte de algo maior do que elas mesmas, querem sentir algo, desejam sentir-se incluídas, bem como entender e serem entendidas.
Que ferramentas posso usar para criar uma estratégia H2H?
Quando falamos em ferramentas que possibilitam a projeção de uma estratégia Human to Human, falamos em Customer Relationship Management (CRM) e em redes sociais. O primeiro prende-se por gerir e analisar as interações com os clientes, antecipando as suas necessidades, assim é possível aumentar as vendas, personalizar campanhas e até aumentar a rentabilidade da empresa em questão. Em relação ao segundo – redes sociais – é necessário entender que nestes meios é possível conhecer as preferências dos consumidores, o tipo de linguagem que utilizam, bem como os seus anseios. Assim é possível interagir com eles de forma mais personalizada.
Como implementar o H2H na minha empresa?
Para conseguires implementar este tipo de estratégia na tua empresa tens de entender que públicos alvo queres atingir, perceber em que canais é que se encontram e de seguida criares conteúdo que os faça sentir parte da tua marca, que seja relevante e que os envolva. O cliente é o centro e foco da tua atenção por isso é necessário simplificar a comunicação. Não deves fazer uso de jargões técnicos, permitindo diálogos mais empáticos e diretos, o que permite que os consumidores se sintam mais próximos a ti.
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