Se chegou até aqui, é porque está a ponderar investir em outdoors publicitários e está à procura de mais informações que irão ajudar a esclarecer algumas dúvidas…
Neste artigo abordamos temas como as vantagens, preço e eficácia deste meio de publicidade exterior.
Mas afinal o que são os Outdoors Publicitários?
O conceito vem do conceito inglês ‘Outdoors’ que quando traduzido significa ‘fora de portas’. Desta forma, é considerada ‘publicidade outdoors’ toda a publicidade que é realizada no exterior – na rua – e fora do espaço ‘físico’ da empresa. Atualmente e no intuito de uniformizar os termos no meio publicitário, utiliza-se o termo OOH (comunicação Out-of-Home – Fora de Casa).
Apesar da crescente tendência para os meios digitais, o Outdoor publicitário é talvez o meio mais utilizado na comunicação exterior.
Trata-se duma estrutura do tipo painel, de grandes dimensões que, por norma, é instalado em locais de grande visibilidade, seja nos centros das cidades ou junto a estradas com muito movimento.
Que tamanho têm os Outdoors Publicitários?
Os tamanhos standard dos outdoors são 4mts x 3mts, 8mts x 3mts, 12mts x 4mts e 24mts x 4mts.
E funciona?
A resposta é sim.
A simplicidade deste tipo de publicidade é eficaz na capacidade de atrair a atenção de um grande número de potenciais consumidores que por ele passa e apresenta margens de eficácia muito altas.
Por isso, um Outdoor publicitário é considerado um tipo de ‘mídia’ de grande impacto e económico, considerando o CPM (termo usado em publicidade que se refere ao ‘custo por mil visualizações’ do anúncio) face a outros ‘mass mídia’ como a televisão ou rádio. Este tipo de publicidade exterior, consegue alcançar um número muito elevado de pessoas, de todos os segmentos e de diversas faixas etárias, transmitindo a mesma mensagem e imagem.
Comunicar num Outdoor publicitário permite a uma marca obter um grande impacto visual, proporcionando fácil memorização por parte do público, graças à simplicidade deste tipo de publicidade exterior e da clareza da mensagem.
Vantagens da publicidade Outdoor
- Alcance elevado – Mass mídia económico
Por estarem em áreas tão movimentadas, os outdoors publicitários tendem a ter o maior número de visualizações e impressões com um investimento mais reduzido quando comparados a outros meios de marketing.
Apesar de ser um meio com contactos dificilmente quantificáveis, são milhares de pessoas que verão o seu anúncio todos os dias e os resultados falarão por si.
- Memorização Elevada – Brand Awareness
Para criar ou aumentar o Brand Awareness (é o posicionamento e perceção da marca aos olhos do consumidor) é preciso captar a atenção dos consumidores e manter com eles uma relação de coerência e confiança.
O anúncio num Outdoor publicitário tem o poder de fixar a mensagem e a marca junto do potencial consumidor, beneficiando da sua rotina, num processo subconsciente que nem o consumidor controla (Exemplo: uma pessoa que passa todos os dias pelo mesmo local para ir para o trabalho, visualiza o outdoor todos os dias e a mensagem ou marca exibida é gravada automaticamente na mente deste potencial cliente).
- Elevada Visibilidade e impacto
É um meio de grande dimensão, pelo que é incontornável o seu impacto.
As campanhas de publicidade exterior em Outdoors Publicitários são impossíveis de ignorar e contribuem de forma decisiva para aumentar a exposição da marca e o seu reconhecimento junto do potencial consumidor. - Exibição 24 horas por dia
Não se pode desligar, ‘bloquear’ ou fazer scroll a um Outdoor Publicitário.
Mesmo que o potencial consumidor não queira, é ‘forçado’ a vê-lo quando por ele passa e a inviabilidade noturna é facilmente contornada com iluminação. - Versatilidade
É um meio que facilmente se adapta ou que se destaca totalmente do meio envolvente e do local onde se encontra, apenas através da imagem e/ou mensagem a comunicar.
Numa abordagem de integração ou ‘out of the box’, apenas é necessário adaptar a criatividade de acordo com o objetivo da marca.
E qual o custo dum Outdoor Publicitário?
O custo de um outdoor, se comparado com outros meios ‘mass mídia’ é bastante menor, no entanto há vários fatores que influenciam o valor final deste tipo de publicidade exterior, principalmente a sua localização e dimensão.
Os custos de licenciamento são variáveis de município para município, depende da cidade e também do local onde o outdoor está ou será instalado, pelo que dispomos de localizações consideradas premium e de outras localizações.
Logicamente, as localizações com mais tráfego e visibilidade ou junto a pontos de interesse terão um preço mais elevado, enquanto outras localizações terão um valor mais reduzido.
É fundamental analisar as características do seu público-alvo e os objetivos da sua campanha para que em conjunto possamos analisar quais as melhores localizações para a sua marca.
Agora que já tem as suas dúvidas esclarecidas, vamos trabalhar juntos? Entre em contacto connosco.