fbpx

5 melhores exemplos de storytelling em campanhas de marketing

storytelling

Partilhar:

A palavra storytelling diz tudo! “Story” significa história e “telling” é contar, ou seja, contar uma história. Este conceito, no marketing, associa-se à arte de desenvolver a narrativa de um produto com intenção de dar valor ao mesmo, bem como à marca.

Porquê contar histórias?

Quando falamos numa sociedade cada vez mais automatizada e impessoal, é notável que as pessoas começam a procurar exatamente o oposto, querem sentir-se conectadas a algo ou alguém. E que melhor maneira de o fazer do que contar a nossa história? A tua história!

Este conceito já existe há bastante tempo e continua a ser imprescindível para nos comunicarmos de forma clara, pois quando nos referimos a ele não é somente sobre uma boa narrativa, como também, sobre recursos audiovisuais a acompanhar a nossa história. Assim, é possível promover a tua empresa e os teus serviços de forma indireta, isto é, com carácter persuasivo. Não dizes diretamente “compra-me”, mas demonstras aspetos que façam com que o consumidor se relacione de alguma forma com o produto/empresa e se torne em cliente.

Os 5 melhores exemplos de storytelling!

Nike – “Just do it”

A campanha “Just do it” foi lançada em 1988 e ficou de tal forma associada à marca que atualmente funciona como slogan mundialmente reconhecido. Esta mensagem que a marca decidiu transmitir na altura para além de ter tido tanto impacto que se mantém, foi uma forma de incentivar o público a ultrapassar desafios, bem como a serem persistentes, tanto na vida como na área do desporto. Ao mostrar as histórias inspiradoras de atletas reais de uma forma envolvente, a marca conseguiu criar uma narrativa empoderadora e motivacional que conecta marcas e consumidores. É interessante ver também outras campanhas como “Find your greatness” e “Dream Crazy” para perceber o uso que a Nike faz regularmente do storytelling. 

👉🏼 https://www.youtube.com/watch?v=0yO7xLAGugQ 

Dove – “Retratos da Real Beleza”

A Dove sempre se posicionou como uma marca que desafia os padrões tradicionais de beleza, pelo que todas as suas campanhas se refletem nesse aspeto. Quando se trata de storytelling, uma das campanhas mais icónicas da marca é a “Retratos da Real Beleza”, considerada uma experiência social, com um conceito simples e real. Esta consistia em colocar um artista forense a retratar mulheres consoante a sua autocaracterização e, depois, com o testemunho de terceiros. A conclusão da campanha é que todas as voluntárias se viam de uma forma pouco generosa e distante da realidade. Numa vertente de marketing esta campanha ganhou proporções mundiais e a criação desta narrativa tão real e humana conseguiu atingir o público de forma astronómica, que é exatamente o que se pretende. 

👉🏼 https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM 

Coca-Cola – “Taste the Feeling”

A Coca-Cola não vende refrigerantes, vende felicidade! Todas as campanhas são criadas com o objetivo de vender a emoção associada ao produto. E a campanha “Taste the Feeling” não foi diferente, esta demonstra pessoas em momentos felizes, sempre acompanhadas por uma coca-cola; transmitindo uma mensagem clara e emocional. Observa-se, como em todas as campanhas da marca, a utilização do storytelling, utilizando a bebida como “herói” que traz felicidade.

👉🏼 https://www.youtube.com/watch?v=6W5pqlbh5sQ 

Apple – “Get a Mac”

A campanha “Get a Mac” da Apple é um excelente exemplo de storytelling pois a marca agarrou em dois atores e cada um deles era uma personagem diferente; sendo que um tinha o papel de fazer de Mac e o outro interpretava outro computador portátil. Desta forma é possível humanizar o produto e as suas características através de uma comunicação acessível a qualquer pessoa, destacando os pontos fortes do produto e da marca de forma memorável.

👉🏼 https://www.youtube.com/watch?v=gfWyI5ZhL2g 

Airbnb – “Belong Anywhere”

A empresa Airbnb tem um conceito muito delineado com foco no pertencimento e conexão cultural. A campanha “Belong Anywhere” conta histórias de viagens únicas e experiências partilhadas entre anfitriões e hóspedes. Este tipo de abordagem dá destaque à forma como a plataforma permite que as pessoas se sintam em casa, independentemente de onde estejam. 

👉🏼 https://www.youtube.com/watch?v=jcVFigGq1_I&t=28s 

Todos estes exemplos demonstram como o storytelling é uma ferramenta eficaz para transmitir mensagens, criar empatia com o público e estabelecer conexões emocionais duradouras.

Estás a pensar utilizar esta estratégia com a tua marca e não sabes muito bem por onde começar? Estás aqui, estás… a falar connosco! Marca já uma reunião sem compromisso.

Envia-nos uma mensagem. 

 

Fotografia de Etienne Girardet (@etiennegirardet) na Unsplash